Uma oração de conotação universal para os brasileiros. Assim é o Pai Nosso, que está sendo trabalhado em um conjunto de sete pregações. Inserido no Sermão da Montanha, texto clássico que está em Mateus, nos capítulos 5,6 e 7, um texto que até Mahatma Gandhi, que era hindu, tinha como preferido e o carregava consigo, o Pai Nosso é um modelo de oração.
No contexto da oração do Pai Nosso, Jesus faz alguns alertas: ao conhecimento das escrituras, sem a necessária misericórdia pelo outro, às vãs repetições, que mais parecem fórmulas ditas várias vezes pelos pagãos, e que o padrão de perfeição a ser buscado é o do próprio Deus, não dos outros.
A oração está sendo esmiuçada em duas dimensões, a Divina e a Humana, respectivamente, vertical e horizontal. Na dimensão divina, há três etapas: O nome de Deus, a vontade de Deus e o reino de Deus. Na estrutura horizontal fica evidenciada a relação de pai para filho, pois são filhos de Deus por adoção aqueles que aceitaram Jesus como Senhor e Salvador, um Deus que se ocupa do pão, do perdão e da proteção aos homens.
Série de mensagens apresentada na Igreja Batista Central de Fortaleza pelo Pr. Armando Bispo, no primeiro semestre de 2014.