Há muito é conhecido o valor e a importância da relação com Deus em meio a processos de adoecimento físico, quando por exemplo doenças graves batem à nossa porta sem avisar; quando sofremos perdas significativas na vida como a morte de uma pessoa querida ou na baixa do padrão de vida pela chegada do desemprego. A espiritualidade cristã figura como fator importantíssimo e fundamental de prevenção e podendo ser aplicada no tratamento de uma enorme variedade de adoecimentos da alma e da mente humana produzidos pela chegada de quadros motivados por feridas e traumas, por processos de estresse e ansiedade, compulsões, uso de drogas e álcool, depressão, abusos moral e sexual, suicídio, entre tantos outros.
A Palavra de Deus oferece amplo e profundo conteúdo nessa temática pois talvez como nunca antes, o homem pós moderno esta aberto a uma espiritualidade que “funcione”, por conta das angustias que carrega em sua experiência de vida. Não existe coerência entre afirmar ser espiritualmente saudável quando não se vive uma vida emocional equilibrada.
O tema do congresso será: “A relação entre Saúde Emocional e Perdão nos ensinos de Jesus”. O preletor principal foi o Bispo Joshua Lwere, vindo de Kampala, Uganda. Deus esta fazendo algo tremendo ali através da vida deste homem de Deus em seu país.